Cartão Postal Tabuada


Dicas para o Professor que já conhece a Matriz Canaan

Você poderá utilizar o Cartão Postal Tabuada de diversas maneiras, em função da Série em que será adotado e do conteúdo que deseje explorar. Como o bom uso desse Cartão depende do conhecimento da Matriz Canaan e suas propriedades, sugerimos que o Professor primeiramente se familiarize com esta nova técnica. Vejamos algumas utilidades do Cartão Postal Tabuada:

Utilidade 001 - Ensino Fundamental - a partir da Primeira Série.

  1. Preencha você mesmo todas as casas em branco, no verso das figurinhas, depois de identificar os grupos, na Matriz Canaan, onde elas serão colocadas. Use uma caneta de retroprojetor, pois o cartão está envernizado e dificulta a escrita sobre ele com outro tipo de caneta.
  2. Depois de preparadas as figurinhas, com os seus versos corretamente preenchidos, dê um cartão para cada um de seus alunos, para que eles possam realizar as atividades propostas.
  3. Em primeiro lugar, as figurinhas deverão ser destacadas, com cuidado para não rasgar fora do picote, e as aparas deverão ser jogadas no lixo, mantendo limpo o ambiente.
  4. Definir qual tabuada será explorada. Observe que cada figurinha contém TODAS AS TABUADAS.
  5. Explore as tabuadas que já tiver ensinado à sua turma, dando as 9 figurinhas para que seus alunos as fixem sobre a Matriz Canaan, segundo cada tabuada desejada.

    Por exemplo: Vamos trabalhar com a tabuada do 1?

    Cada aluno deverá montar o seu quebra cabeças com as 9 figurinhas, procurando as 9 multiplicações: 1x1, 1x2, 1x3, 1x4, 1x5, 1x6, 1x7, 1x8, 1x9, colocando-as em ordem crescente e, depois, fixando cada uma delas no seu respectivo lugar sobre a Matriz Canaan.

  6. Repita a mesma operação com as demais tabuadas à medida em que elas forem ensinadas aos seus alunos.
  7. Observe que o mesmo quebra-cabeças será montado com as figurinhas, exercitando TODAS as tabuadas, do 1 ao 9. O importante porém é que a montagem dar-se-á pelas MULTIPLICAÇÕES nos versos das figuras e não pelas imagens!

    Dicas: Quando estiver montando os quebra-cabeças de acordo com as tabuadas, é importante, que as figurinhas sejam ordenadas, antes de se iniciar a montagem. Assim, elas deverão ser ordenadas:

    Para a tabuada do 1: 1x1, 1x2, 1x3, 1x4, 1x5, 1x6, 1x7, 1x8, 1x9.

    Para a tabuada do 2: 2x1, 2x2, 2x3, 2x4, 2x5, 2x6, 2x7, 2x8, 2x9.

    Para a tabuada do 3: 3x1, 3x2, 3x3, 3x4, 3x5, 3x6, 3x7, 3x8, 3x9.

    Para a tabuada do 4: 4x1, 4x2, 4x3, 4x4, 4x5, 4x6, 4x7, 4x8, 4x9.

    Para a tabuada do 5: 5x1, 5x2, 5x3, 5x4, 5x5, 5x6, 5x7, 5x8, 5x9.

    Para a tabuada do 6: 6x1, 6x2, 6x3, 6x4, 6x5, 6x6, 6x7, 6x8, 6x9.

    Para a tabuada do 7: 7x1, 7x2, 7x3, 7x4, 7x5, 7x6, 7x7, 7x8, 7x9.

    Para a tabuada do 8: 8x1, 8x2, 8x3, 8x4, 8x5, 8x6, 8x7, 8x8, 8x9.

    Para a tabuada do 9: 9x1, 9x2, 9x3, 9x4, 9x5, 9x6, 9x7, 9x8, 9x9.

Utilidade 002 - Ensino Fundamental - a partir da Segunda Série.

  1. Dê um cartão para cada um de seus alunos, para que eles possam realizar as atividades propostas.
  2. Cada aluno irá tirar o cartão do envelope, desdobrar e destacar as figurinhas, jogando as aparas no lixo.
  3. Ordenar as figurinhas, em ordem crescente, a partir das multiplicações no seu centro:

    1x1, 2x2, 3x3, 4x4, 5x5, 6x6, 7x7, 8x8 e 9x9.

  4. Fixar cada figurinha no seu lugar, sobre a Matriz Canaan, de modo a montar o Quebra-Cabeças.
  5. Cada aluno deverá aceitar o Desafio, porém, sem escrever no seu cartão, de modo que este cartão possa ser utilizado diversas vezes, inclusive por outros alunos.

    Dica: Copiar numa folha de papel as multiplicações existentes nas figurinhas, conforme a tabela a seguir, onde cada linha representa uma figurinha:

1x1
2x_
3x_
4x_
5x_
6x_
7x_
8x_
9x_
1x_
2x2
3x_
4x_
5x_
6x_
7x_
8x_
9x_
1x_
2x_
3x3
4x_
5x_
6x_
7x_
8x_
9x_
1x_
2x_
3x_
4x4
5x_
6x_
7x_
8x_
9x_
1x_
2x_
3x_
4x_
5x5
6x_
7x_
8x_
9x_
1x_
2x_
3x_
4x_
5x_
6x6
7x_
8x_
9x_
1x_
2x_
3x_
4x_
5x_
6x_
7x7
8x_
9x_
1x_
2x_
3x_
4x_
5x_
6x_
7x_
8x8
9x_
1x_
2x_
3x_
4x_
5x_
6x_
7x_
8x_
9x9

O Professor observará com os alunos, que cada figurinha tem as 9 multiplicações nas quais tanto os multiplicandos quanto os multiplicadores vão do 1 ao 9, de modo que os resultados obtidos para cada figurinha sejam encontrados no grupo da Matriz Canaan onde a figurinha é fixada!

Exemplo: A figurinha fixada no grupo que contém os números 1 - 14 - 24 - 45 (grupo 1), tem as seguintes multiplicações: 1x1, 2x7, 3x8, 4x6, 5x9, 6x4, 7x2, 8x3 e 9x5.

Observar que esta propriedade vale para todas as figurinhas. Assim, fica mais fácil preencher a tabela, seguindo o roteiro dessas propriedades dos grupos da Matriz Canaan, onde os quatro números de cada grupo guardam entre si esta relação constante: Todas as multiplicações apresentam os nove multiplicandos e os nove multiplicadores, que variam de 1 a 9, sem repetições. Por isso é que a Matriz Canaan serve para a montagem de infinitos quebra-cabeças que exploram TODAS as tabuadas de multiplicação, do 1 ao 9, sem faltar ou sobrar peças.

Utilidade 003 - Ensino Fundamental - a partir da Terceira Série.

  1. Realizar todas as atividades apresentadas na Utilidade 002.
  2. Elaborar uma redação sobre a figura do Cartão Postal Tabuada.

Utilidade 004 - Ensino Fundamental - a partir da Quarta Série.

  1. Realizar todas as atividades apresentadas na Utilidade 003.
  2. Interpretar a leitura do texto contido no cartão: "Água: um problema brasileiro e mundial".

Utilidade 005 - Ensino Fundamental - da Quinta à Oitava Séries.

Alunos da Oitava Série:

Devem ser capazes de, a partir do envelope fechado, realizar as seguintes tarefas:

  1. Abrir o envelope.
  2. Retirar o cartão e, sem nenhuma explicação por parte do Professor, interpretar o seu conteúdo e tirar conclusões.
  3. Realizar todas as tarefas propostas no cartão, sem consulta ao Professor, apenas lendo as instruções dadas no próprio cartão.

Dica: Os alunos interessados, deverão ser treinados para funcionarem como monitores para as demais séries do Fundamental (da quinta à sétima).

Alunos da Sétima, Sexta e Quinta séries:

Devem ser capazes de funcionar como monitores, tirando dúvidas, esclarecendo situações, realizando as tarefas propostas, consultar os seus colegas de oitava série sempre que tiverem dúvidas.

Finalizando:

Espera-se que, a partir de um envelope fechado, sem nenhuma explicação, os alunos de Quinta à Oitava séries sejam capazes de interpretar todo o conteúdo do Cartão Postal Tabuada. Espera-se, também, que todos sejam capazes de funcionar como monitores, multiplicando seus conhecimentos para seus colegas.

Todas as atividades, porém, devem ser supervisionadas pelos professores, de modo a direcioná-las para os seus verdadeiros objetivos.

Ganhos com esta prática:

  1. Melhoria na integração Professor x Aluno.
  2. Melhoria na integração Aluno x Aluno.
  3. Melhoria na integração entre as diversas séries do Ensino Fundamental.
  4. Melhoria no aproveitamento e participação das atividades multi e interdisciplinares propostas no Clube da Tabuada.
  5. Melhoria no desenvolvimento das Inteligências Múltiplas e elevação do espírito de busca.
  6. Fortalecimento da motivação, responsável pelo enriquecimento do aprendizado, que verdadeiramente existe onde há a busca por parte do aluno.

M&B Central de Apoio Educacional e Cultural S/C Ltda.

© 1993-2005 M&B Qualidade. Todos os direitos reservados.